quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Família!

            Após um longo período de vazio criativo (também conhecido como preguiça de pensar) resolvi que já era hora de encarar o boi pelos chifres e fazer uma nova postagem. Assim, resolvi escrever sobre um tema bastante recorrente na vida de todos: a família!
            De vez em quando, parece que o assunto vira pauta de todo mundo. E não tem escapatória. More você do outro lado da rua ou a 1000km de distância os absurdos familiares vão te achar! Pergunte para qualquer terapeuta quem é o responsável pelos seus pinos frouxos? A forma e os floreios podem variar, mas o conteúdo é o mesmo: a família.
           O pior é que ela age em duas frentes: o meio e a genética. Acho que a genética é como uma pochete em que a gente carrega a família para todo canto e banda. Você vai para outro lado do mundo. Jura que nunca vai agir como seu pai, sua mãe ou a tia fulana. E não é que do nada, num momento de impulso, você não solta uma frase ou faz um gesto igualzinho ao da pessoa em questão?! Mas não é preciso se descabelar. Isso não é uma condenação. São só atos falhos irritantes para lembrar que temos família.
            O interessante é que ela, a família, vai aumentando. Você tem sua primeira na forma dos pais e irmãos. Só que seu pai também tem uma família, assim como sua mãe. Então você tem na verdade, três famílias. Aí você se casa e junta mais três famílias à suas três. Você tenta se dar bem com todos, mas é impossível. É como pisar em ovos.
            Por outro lado, se formos um pouquinho sádicos podemos rir do sofrimento alheio. É como diz aquele ditado "família é tudo igual, só muda de endereço". Então, se você está tendo problemas familiares pode saber que seu vizinho também está passando pela mesma coisa. Nas revistas de fofocas do consultório do terapeuta, as celebridades também estão enfrentando a mesma coisa. Lembra da Família Real Inglesa? E de César e Brutus? Caim e Abel? Taí uma família que deve ter passado por bastante constrangimento no almoço de domingo!

Um comentário:

  1. Stella,
    amei a pochete! Foi a melhor definição que encontrei na vida.
    Constrangimentos por causa da família são tão humanos quanto o raciocínio lógico, acho.
    Ainda bem que há amigos, a família que podemos escolher (by Mary & Max)
    Bjo!

    ResponderExcluir